Trabalho Pronto
A Spathodea campanulata, é uma espécie pertencente à família Bignoniaceae. Conhecida popularmente como: Tulipeira, Árvore-de-bisnagas, Árvore-de-tulipas, Bisnagueira, Espatódea, Tulipeira-africana e Tulipeiro africano, é uma planta nativa da África equatorial, localizada em países como: Gana, Nigéria, Gabão, Camarões e Senegal. Apresenta estatura entre 15 a 25 metros de altura, as flores desta espécie tem a coloração vermelho berrante e a copa desta espécie é densa e muito rústica (JOLY, 1985).
Sphatodea campanulata (visão geral da planta) (Fonte: http://selectree.calpoly.edu/treedetail.lasso?rid=1349.
Acesso em: 05/05/2014).
Spathodea campanula (visão detalhada da flor)
(Fonte://flores.culturamix.com/flores/naturais/tulipeira-spathodea-campunalata.
Acesso em: 05/05/2014
Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica. Árvore tipicamente tropical, não se adapta a países de clima frio. Multiplica-se por sementes e estacas que germinam com facilidade. Devido à sua grande capacidade reprodutiva, a Spathodea campanulata pode tornar-se invasiva em determinadas situações. Nas zonas tropicais, subtropicais e incluindo a América do Sul é frequente empregá-las na arborização das cidades (OFORI-KWAKYE et al., 2009).
Em diversas regiões africanas é utilizada pelas populações locais para o cuidado com a saúde utilizando-a para: a cura de feridas, o tratamento da dispepsia, úlcera péptica, artrite, fraturas, dor de dente, dor de estômago, úlcera de estômago, entre outros (OFORI-KWAKYE et al., 2009).
Visto seu uso na medicina popular, o presente trabalho tem como objetivo verificar o potencial fitoterápico da espécie Spathodea campanulata. Para tal será feita a revisão bibliográfica de artigos científicos com o intuito de investigar a eficácia da espécie para o tratamento de doenças.
2. Material e métodos
Como principal ferramenta para a pesquisa bibliográfica da Spathodea, foram feitas buscas por