trabalho pronto
LICENCIATURA
Disciplina: Fundamentos da Educação
Nome: Eliseu Silva de Oliveira
Tarefa: Atividade do ciclo 2 - Portfólio
RA: 1142128
Turma: 02/1W
Parecer do Tutor:
Um dos objetivos da educação na modernidade é favorecer a emancipação do sujeito para que o mesmo se torne ativo e critico. Essa educação também é profundamente associada pelo aspecto social em perda ao aspecto individual e subjetivo.
Por esta razão a ideologia estatal e a critica social caminham juntas com a modernidade.
A escola, que tinha a matemática e a lógica como disciplina prioritária da educação, passou a lecionar também as disciplinas como história e geografia com o objetivo de tornar as pessoas mais conscientes em seu processo dentro do contexto social.
Essa transformação no formato de ensino induziu a escola da modernidade no que se refere a um grande dilema, por um lado a educação moderna tenta aperfeiçoar cidadãos ajustados com o estado, e por outro, a escola como instituição educacional, incide em promover uma educação critica e consciente, ao mesmo tempo em que desenvolve as capacidades do sujeito de uma forma singular.
Dentre estas principais situações expostas é que as escolas foram levadas a rever seus processos de ensino, pois suas formas de educar seriam interpretadas como alvos de criticas na sociedade chegando até a ser ridicularizada. Um dos objetivos no
ensino é ao mesmo tempo profundamente apontado pelo aspecto social em prejuízo ao aspecto individual e subjetivo dos métodos tradicionais.
Essa transformação na forma de aprendizagem levou a escola na modernidade a tolerar o maior dilema de tudo o que já havia passado. Se por um lado a aprendizagem moderna tenta formar cidadãos compatíveis com a seu sistema de governo, por outro lado, a escola como instituição educacional tem a missão de formar cidadãos críticos, reflexivos e atuantes em todas as esferas sociais.