Trabalho de Fisica
Realizado por umaforça conservativa é igual à diferença entre a energia potencial inicial e a energia potencial final.
Define-se trabalho como o produto intensidade da força aplicada sobre um corpo pelo deslocamento que esse corpo sofre na direção da força.
Sempre que aplicamos uma força sobre um corpo, provocando o seu deslocamento, estamos a transferir energia, então se diz que estamos a realizar um trabalho.
Trabalho de uma força constante num deslocamento retilíneo, trabalho da força gravítica numa trajetória qualquer, Trabalho das forças elásticas restauradoras. O trabalho da força resultante de um sistema de forças num dado deslocamento é igual à soma algébrica dos trabalhos realizados por cada uma das forças.
É a energia que corresponde ao trabalho que a força gravítica realiza num deslocamento de um nível considerado até outro nível de referência.
Uma força é conservativa se for nulo o trabalho que ela efetua sobre uma partícula que descreve uma trajetória fechada e retorna á posição inicial.
Forças conservativas
Na física, definimos forças conservativas como sendo aquelas que não modificam a energia mecânica do sistema. É possível estabelecer uma classificação para os diversos tipos de forças através dos efeitos provocados por cada uma sobre a energia mecânica dos corpos. Por exemplo, a força peso tem a propriedade de transformar a energia potencial gravitacional em energia cinética. A força de uma mola pode transformar a energia elástica em energia cinética.
Esses dois tipos de forças mencionadas acima, força gravitacional e força elástica, são exemplos de forças conservativas, pois tais forças não modificam a energia mecânica do sistema.
Podemos dizer que na força conservativa não depende absolutamente de nenhum ou nenhuma ou qualquer tipo de para transformarem energia mecânica do sistema.
É basicamente quando seu trabalho independe da trajetória. O termo conservativa vem do fato de que, em se levando, por um caminho arbitrário,