Cidades insustentáveis
Camilla Oliveira Farias1
Danielle Cristina Fernandes de Andrade2
Resumo
O processo de urbanização trouxe consigo além do desenvolvimento econômico, inúmeros problemas estruturais resultantes da falta de planejamento durante o decorrer do tempo. Problemas estes que ainda interferem na qualidade de vida da população, configurando assim as chamadas cidades insustentáveis. Neste cenário, a temática da sustentabilidade surge como uma alternativa e/ou uma ferramenta a ser utilizada para minimizar os impactos negativos da urbanização desordenada.
Palavras-chave: Urbanização, Cidades Insustentáveis, Centros Urbanos, Densidade
Populacional, Sustentabilidade.
Introdução
A urbanização no Brasil ocorreu de forma rápida e desordenada. Este processo vem acompanhado de muitos problemas negativos, tais como: falta de infraestrutura, precariedade no sistema de água e esgoto, eventos cada vez mais constantes de enchentes, problemas ambientais, poluição do ar, desigualdade social, entre outros fatores que propiciou a insustentabilidade de inúmeras cidades.
A migração campo-cidade aumentou de forma considerável o número de pessoas nas cidades. Com esse aumento populacional fez-se necessário à expansão da área de ocupação. No entanto, estas ocorreram denunciando um importante aspecto do quadro de insustentabilidade urbana que o planejamento não tem conseguido reverter---– sem um devido planejamento.
Neste cenário os componentes da "insustentabilidade" juntamente com os processos de expansão da área urbana e de transformação e modernização dos espaços urbanos, acabam por propiciar uma baixa qualidade de vida urbana a uma grande parte da população (GROSTEIN, 2001).
1
2
Graduanda em Ciências Socioambientais, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
Graduanda em Ciências Socioambientais, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
Diante deste quadro surge a sustentabilidade urbana, que tem por objetivo acabar