Trabalho Pronto Socorro
As unidades de urgência e emergência são locais onde são praticados além dos procedimentos de menor complexidade caracterizados de situações de urgência até procedimentos de maior complexidade, que podem oferecer risco de vida.
Estrutura física:
Para um atendimento rápido e eficaz das emergências e urgência e necessário que o pronto socorro e a sala de emergência estejam bem localizados, apresentem boa sinalização e fácil acesso. Além de uma equipe médica e enfermagem preparada para as intercorrências, e necessário uma boa coleta de informações dos serviços médicos de emergência locais para que a equipe disponha dos principais materiais e medicamentos.
O pronto-socorro deve dispor de recepção, salas de espera, sala de higienização, sala de triagem e consulta de enfermagem, sala de serviço social, consultórios indiferenciados e diferenciados, sala de gesso e redução de fraturas, sala de sutura e sala de curativo, sala de hidratação e inalação, sala de medicação, sala de observação (feminino, masculino, infantil), posto de enfermagem central, sala de procedimentos invasivos, sala para pequenas cirurgias, salas de emergência e politrauma. Sendo que a sala de emergência deve ter fácil acesso a: centro cirúrgico, UTI, centro obstétrico, sala de observação.
Essas unidades devem operar com um nível elevado de resultados, demandando uma retaguarda dotada de recursos de apoio do diagnostico: * Imagem (radiografia, tomografia);
* Laboratório de analise clinica;
* Tratamento (centro cirúrgico, centro obstétrico, UTI, observação e internação compatível com a complexidade dos procedimentos).
Para melhor entendimento deste modo de atenção na urgência, o Ministério da Saúde confeccionou uma cartilha sobre acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência (2009), sugerindo composição espacial por eixos e áreas que estabelecem os níveis de risco conforme o perfil dos pacientes. Essa proposta de