Trabalho Pronto Ramiro
Lugar dos Gregos na história da educação
A prática da educação é atingida naturalmente quando se há certo nível de desenvolvimento. Sendo apenas o homem por meio da consciência e da razão, que conseguem manter e propagar o seu modo de existência espiritual e social. E criam, pelo conhecimento interior e exterior do mundo, melhores formas de existência humana.
A educação do homem é algo que por essência pertence à comunidade. E a estrutura da sociedade, é regida em normas e leis, unindo assim, os seus membros. Sendo, a educação condicionada por valores validos para cada tipo de sociedade.
A iniciação da cultura e história (exploração do mundo estranho) surge com os Gregos. Em seu inicio, os Gregos, não tinham em certo, uma vontade de formar um elevado tipo de homem; está idéia só foi se consolidando, a partir de tempos posteriores. Depois desta consolidação, o Grego colocou como o principal do desenvolvimento, o conhecimento próprio e a inteligência.
O espírito grego tinha como característica a liberdade sofreada sem esforço (uma consciência de legalidade imanente das coisas) e o conceito de natureza tinha como origem, na sua constituição espiritual. As coisas do mundo eram sempre orgânicas (um todo ordenado em conexão viva, onde tudo havia sentido e posição).
O principio espiritual dos Gregos, era o “humanismo” que significou “a verdadeira forma humana, com o seu autêntico ser”, sendo isto, a idéia de Paidéia, erguendo-se assim o Homem como idéia. Os representantes da Paidéia grega eram os poetas, músicos, filósofos, retóricos, oradores, enfim, os homens de Estado e não os artistas mudos, como escultores, pintores. Em toda Paidéia o principal é a energia.
2º capítulo
Nobreza e aretê
Em todas as culturas, a educação sempre teve um papel fundamental, fazendo sempre parte uma componente prática e uma moral. Sob o ponto de vista moral, a educação grega era composta por um conjunto de valores que se apresentavam sob a forma de uma