Trabalho Profeticos
A necessidade da profecia em Israel se dá principalmente em seu período monárquico como um todo (reino unido e divido), no qual o povo de Israel passa por momentos de grande instabilidade e oscilação espiritual, moral e social. Dado este período e em consequência da conduta do povo, as profecias se fizeram necessárias principalmente para denunciar a corrupção e prostituição espiritual e moral, e condenar comportamentos pecaminosos. Simultaneamente o povo era chamado ao arrependimento, diante disto, as mensagens não trazem algo novo, porém, visam conscientizar o povo de seu desvio das ordenanças dadas pelo Senhor, quando firmou sua aliança com Israel. Destacamos as funções dos profetas:
“... o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.” (1 Cr 14.3),
Observamos um exemplo de exortação no livro de Isaías, quando revela e expõe as condições extremamente graves no pecado e na moral de Israel, descritos de maneira ampla e enfática em Is 1.1-14, a oração e os sacrifícios do povo se tornaram abomináveis ao Senhor em decorrência do pecado e da desobediência.
2). As profecias contemplam o passado o presente e o futuro. Como ela se relaciona com cada um desses tempos?
As profecias contemplam o passado, o presente e o futuro e se relacionam com cada tempo de acordo com o proposito ou objetivo almejado, podemos descrever as características de cada um individualmente. Se relacionando com passado, as profecias tinham como foco principal trazer lembranças ao povo de fatos que ocorreram no decorrer de sua historia, a fim de que não ocorra mais determinada situação ou, até mesmo reafirmar a aliança do Senhor. No tempo presente as mensagens dos profetas tem caráter preventivo, a fim de que o povo se conscientize de atos que estão sendo praticados, no instante em que a mensagem está sendo entregue pelo profeta. E por fim, o futuro; a