Trabalho Livros Profeticos
O Livro de Habacuque dá um relato de uma jornada espiritual, contando sobre a trajetória de um homem da duvida à adoração. A diferença entre o início do Livro (1.1-4) e o final do livro (3.17-19) é impressionante.
Nos primeiros quatro versículos, Habacuque é oprimido por circunstância existente ao redor dele. Ele não consegue pensar em nada além da iniquidade e da violência que ele vê entre o seu povo.
Nos três últimos versículos do livro (3.17-19)! Tudo mudou. O profeta não é mais controlado, nem ansioso por causa das circunstâncias, pois sua visão foi elevada. No centro da mudança e no centro do livro, está este nítido credo da fé: “O justo, pela sua fé, viverá (2.4)”. Para o profeta, a promessa é para proteção física em tempo de grande sublevação.
2. Autoria e data:
As únicas informações confiáveis sobre o livro de Habacuque e sua atividade profética estão no próprio livro em Habacuque, mesmo assim as informações são poucas. Habacuque 1:1 identifica o livro de Habacuque como sendo um oráculo de sua própria autoria. Seu nome pode significar “abraço” ou que ele foi “abraçado por Deus”. O livro de Habacuque foi provavelmente escrito entre 609 e 597 aC.
3. Destinatário da mensagem:
O livro de Habacuque começa com Habacuque clamando a Deus por uma resposta a por que o Seu povo escolhido tem sofrido em cativeiro (Habacuque 1:1-4). O Senhor dá a sua resposta a Habacuque, essencialmente afirmando: "você não acreditaria se eu lhe dissesse" (Habacuque 1: 5-11). Habacuque diz em seguida: "Ok, tu és Deus, mas ainda me conte mais sobre por que isso está acontecendo" (Habacuque 1:17-2:1). Deus então responde-lhe novamente e dá-lhe mais informações, dizendo então que a Terra é para estar silenciosa diante dEle (Habacuque 2:2-20). Então Habacuque escreve uma oração expressando sua forte fé em Deus, mesmo passando por estas tribulações (Habacuque 3:1-19).
4. Contexto histórico:
Habacuque viveu durante um dos períodos mais críticos de Judá. Seu