Trabalho Prof Juliana Abrusio
Paula Veit Quinan
Profª Juliana Abrusio
São Paulo
2015
1. Da Responsabilidade dos provedores de internet
Com a nova dimensão de sociedade advinda com o mundo digital contemporâneo, muito se questiona acerca da existência de proteção e regramento das relações jurídicas traçadas através da rede.
O surgimento recente de novas mídias sociais e formatos de relacionamento na sociedade da informação, geram mudanças vorazes e não é incomum a dificuldade que surge para que os poderes estatais e privados consigam acompanhar e se adaptar a essa realidade tão distinta, impactante e poderosa.
A era digital é fato. Acompanham esse modelo contemporâneo a cultura, o comportamento, as ações humanas e principalmente as escolhas e consequências sociais que estão completamente atrelados ao modelo acelerado e efêmero de ver e viver na atualidade.
O poder de divulgação das ideias e pensamentos estão a um clique dos dedos do usuários e geralmente acontecem com o mesmo grau de celeridade e maturação impostos pelo cotidiano.
As informações vão e vem muito velozmente. As possibilidades são inúmeras. A multiplicação da informação individualizada, o surgimento das atualizações em tempo real e a imprensa on-line são alguns dos pontos que fazem sugir diversos questionamentos no que diz respeito às regras e soluções a serem implementadas nesse meio.
A concretização do estado democrático de direito outorga a expressão do pensamento como preceito fundamental a ser veiculado através de todo e qualquer meio, contudo, apesar de ser um ambiente novo, gera consequências e necessitam observar os regramentos jurídicos ordinários existentes para regular as relações jurídicas fora da inernet, garantindo a harmonização com demais direitos essenciais previstos constitucionalmente.
O que expressa o indivíduo é sagrado, núcleo duro impassível de ser tocado pelo estado.
É liberdade livre, que