Trabalho Processos Operacionais 1 Semestre
Administração
Processos Operacionais
Administração de Processos Operacionais
Prof: José Carlos Bonato
Aluno: Gilmar Cordeiro Junior
São Jerônimo
27/02/2014
1) Na revolução industrial em 1764 surge com a invenção da máquina à vapor por James Watt. A força da máquina começa a substituir a força humana.
Eli Whitney : inglês que introduziu em 1790 o conceito de padronização de componentes. Produzia mosquetões com peças intercambiáveis, fornecendo grande vantagem operacional aos exércitos.
Taylor com a Administração Científica surge o conceito de Produtividade (medida de output por medida de input)
Ford com a linha de montagem em série, revolucionando os métodos produtivos então existentes.
Na engenharia industrial foram introduzidos novos conceitos: linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos e processos, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico de qualidade e fluxograma de processos.
PRODUÇÃO EM MASSA : caracteriza-se por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais. Esses conceitos predominaram até meados da década de 1960.
PRODUÇÃO ENXUTA: introduzida a partir de meados de 1960, com o surgimento de novas técnicas produtivas, como o JIT(Just in Time), Engenharia simultânea, Tecnologia de grupo, Consórcio modular, células de produção, desdobramento da função qualidade, comakership, sistemas flexíveis de manufatura, manufatura integrada por computador e benchmarking.
2) O gerente de operações deve saber onde a sua operação se situa no contexto da organização. Deve-se saber os objetivos de desempenho da produção: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo. Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização: O gerente de operações deve saber colocar a sua estratégia de produção a serviço da estratégia global da