Lista 1
1. Defina, resumidamente, Ciência dos Materiais, destacando qual a sua importância na engenharia de materiais moderna.
A ciência dos materiais consiste na obtenção de conhecimentos básicos sobre a estrutura interna, performance, formas de caracterização, processamento de materiais e suas propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, químicas e outras. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vez delimitam o seu desempenho. Através de estudos e pesquisas, obtém-se combinações de materiais, conhecimento de estruturas e propriedades que poderão ser aplicadas, melhorando condições de serviço e reduzindo custos, o que é muito importante na engenharia de materiais moderna.
2. O uso de materiais é muito importante nos dias atuais devido ao conhecimento de suas propriedades e a possível capacidade de modificá-las, através do conhecimento dos fenômenos envolvidos. Neste sentido, diferencie conhecimento fenomenológico e enciclopédico.
O conhecimento fenomenológico provém da ciência, baseado no estudo das causas e efeitos. Obtém-se comprovação dos fenômenos ocorridos, através do conhecimento da ciência dos materiais. O conhecimento enciclopédico deriva de conhecimentos práticos devidos unicamente à experiência (empírico). Sabemos os resultados sem explicações científicas, sem embasamento técnico.
3. A partir de 5 diferentes materiais/produtos (livre escolha) típicos do cotidiano, descreva as propriedades de interesse para a aplicação de cada material escolhido.
Tijolos refratários: suportam altas temperaturas, esforços mecânicos e ataques químicos. Vidro: possui elevada dureza. Concreto armado: resistência estrutural e durabilidade. Capacitor: propriedades elétricas e acúmulo de energia. Chave de fenda: resistência mecânica e dureza.
4. Cite e disserte, brevemente, sobre 3 tópicos abordados no vídeo apresentado sobre Engenharia de Materiais.
-A Universidade de São Carlos foi a primeira a oferecer o