Calv Cie
Características
Mais comum em homens, pois a testosterona é o maior responsável pela queda de cabelo.
O cabelo sempre começa a cair pelas entradas, porque isso é genético. A queda evolui atingindo o vértice do couro cabeludo e formando a carequinha de padre. Daí em diante, a rarefação se espalha e a calvície toma conta de toda a parte superior da cabeça, sobrando apenas o cabelo das áreas laterais.
Transmissão
A calvície é influenciada pelo sexo.
Um par de genes de alelos de cromossomos autossômicos, causando variações de efeito dominante ou recessivo.
Representado pelo símbolo “C”, esse gene pode variar e manifestar da seguinte forma: - Quando C1 (alelo que caracteriza a calvície) → é dominante para o sexo masculino e recessivo para o sexo feminino; - Quando C2 (alelo que caracteriza a ausência de calvície) → é recessivo para o sexo masculino e dominante para o sexo feminino. A calvície pode ser causada ainda por distúrbios da tireoide, exposição à radiação e outros. Alguns estudos afirmam que mãe pode transmitir a doença.
Sintomas
Queda excessiva de cabelo e afinamento do fio.
Manifestação
A alopecia androgênica é uma manifestação que ocorre em indivíduos geneticamente com queda continua dos cabelos com substituição por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento.
Tratamento
Duas formas de tratamento
O cirúrgico (mais comum), é o transplante capilar. O cirurgião retira foliculares da nuca e transfere fio a fio para a região calva.
E o clinico, através de medicamentos como a finasterida e minoxidil, que deve ser receitado por um dermatologista.
Tratamentos a laser, praticamente não demonstram ajuda capilar.
Curiosidades
Mais comum em homens, aos 17 anos é a idade mais perigosa para a calvície se instalar.