Trabalho Pratico
ObJEtivos O objetivo desta atividade experimental é a separação de misturas de líquidos com partes de ebulição distantes. Sendo que se realizou, em laboratório estas separações de dois métodos de destilação diferentes - destilação simples e fracionada.
introdução teórica Em relação ao equilíbrio líquido-vapor é de referir que ocorre em todos líquidos quando mantido num sistema fechado. O líquido tende a entrar naturalmente em equilíbrio termodinâmico com o vapor. Quando o sistema não é fechado, ocorre o que se chama de evaporação. A lei de Dalton exprime de forma exata a variação da pressão parcial de vapor que um solvente experimenta quando nele se dissolve um produto não volátil, isto é, a pressão parcial do vapor de um solvente é diretamente proporcional à sua fração molar. Segundo esta lei a pressão total de uma mistura de gases, ou vapores, é igual à soma das pressões parciais dos seus componentes, isto é, a soma das pressões que cada componente exerceria se estivesse presente sozinho, e se ocupasse o mesmo volume que a mistura de gases. Esta lei, para ser aplicada rigorosamente, só é válida para gases ideais.
A lei de Raoult expressa-se matematicamente pela seguinte relação: p = p0 X, onde p é a pressão de vapor do solvente (com uma dada substância nele dissolvida), X a fração molar do solvente (razão entre o número de moles de solvente e o número total de moles) e p0 a pressão de vapor do solvente puro.
Uma solução que obedeça à lei de Raoult designa-se por solução ideal. Regra geral, a lei só é valida para soluções diluídas, embora algumas misturas de líquidos lhe obedecem para toda a gama de concentrações.
A destilação caracteriza-se pela evaporação e posterior condensação de um líquido. Tem como objetivo separar, por ação da energia calorífica, substâncias voláteis de outras que não o são, ou são menos voláteis, e visa a separação de uma