trabalho pra entregar docx
1) Agora, reflita sobre sua experiência e responda: Você já discriminou alguém com deficiência em sua vida? Por quê? O que fez?
R: Provavelmente sim. Creio que deve ter sido coisas de crianças, tipo “ tirar sarro, imitações“, agora adulta, não discriminei ninguém, pois todos devem ser tratados igualmente, independente de sua deficiência.
2) Você já teve amigo/a (ou colega/conhecido) com deficiência?
R: Sim. As meninas da sala.
*O que você sentia com relação a ele/a?
R: Elas são como a gente, a nossa comunicação é um pouco complicada, pois não é tudo o que falamos e o que elas falam entenderam.
*Qual era a sua opinião sobre a pessoa?
R: Elas são ótimas pessoas, companheiras, podemos contar com elas e elas com nós. São guerreiras, pois mesmos com suas “limitações” nunca desistiram de buscar o melhor para suas vidas, elas não se deixam se a bater.
*O que você aprendeu com ele/ela?
R: Que podemos sempre ir atrás dos nossos sonhos, mesmo que aja algo que nos impeça.
3) Nas referencias bibliográficas do texto apresentado, você encontrara todos os endereços eletrônicos das leis abordadas aqui. Assim, mãos à obra: acesse as mesmas, faça uma cópia ou resumo dos marcos legais Internacional e Nacional da Educação Inclusiva.
R:Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiências passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 4.024/61, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino. A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e