Trabalho Pr Tico Eletricidade Industrial GB
TRABALHO PRÁTICO DE ELETRICIDADE INDUSTRIAL – GRAU B
ARTHUR PANERAI
PEDRO GOULART
GUSTAVO GEREMIA
São Leopoldo
2013
Objetivo
Realizar medições das correntes elétricas de um motor de 0,5 cv em rotação estável e também na partida. Fazer a ligação do motor em estrela e triângulo através de condutores e também operar a chave estrela-triangulo e a chave inversa. Justificar a diferença das correntes nominais e de parida nas ligações estrela-triângulo. Por fim, apresentar um diagrama de ligação com contatores, proteções e sinalização para partidas em estrela e triangulo.
Material Técnico
- 1 Motor trifásico WEG (ELETROMOTORES WEG S. A.), E = 220/380 - 60 Hz, 0,5 cv;
- 3 Disjuntores Siemens, 3 Fusíveis;
- 1 Chave Inversa, 1 Chave Estrela-triângulo;
- Condutores;
- 1 Amperímetro.
Medições
Primeiramente, foram medidas as correntes em regime estável e de partida em ligação estrela. Foram encontrados os seguintes valores:
- Regime estável: 0,32 A
- Na partida: 2,1
Em seguida, foram medidas as correntes em regime estável e de partida em ligação triângulo. Foram encontrados os seguintes valores:
- Regime estável: 1,2 A
- Na partida: 3,1 A
Desenvolvimento Se compararmos os valores das corretes estáveis medidas em estrela com as obtidas em triângulo nota-se que em estrela a corrente é aproximadamente 3 vezes menor em relação a corrente medida em triângulo. Isso ocorre porque quando temos uma ligação em estrela a corrente de linha é dada pela seguinte formula:
Já em uma ligação triangulo a corrente de linha é dada por:
Na ligação em estrela a tensão de linha é vezes maior que a tensão de linha na ligação triângulo. Portanto, como as tensões são diferentes na ligação estrela-triângulo é possível justificar a diferença das correntes pela seguinte fórmula:
Diagrama de ligação Estrela/Triângulo
O esquema básico de ligação consiste de um contator principal C1 (06), que permite a