TRABALHO PPI
1) Alguns economistas criticam o banco central por não ter tomado nenhuma providência, apesar de a recuperação perder gradualmente a sua força. Um deles, que prefere o anonimato declarou: “o fato de ele não ter se mexido hoje nos deixa com inflação reduzida, uma economia fraca e o aumento nas taxas de desemprego; estes são sinais clássicos de uma redução da atividade econômica próxima. O banco central perde tempo coisas menos importantes enquanto a economia afunda”.
Que tipo de ação esse economista gostaria de ver?
Resposta: Os juros e taxas poderiam estar mais baixos e realizar o controle da inflação com ajustes fiscais.
Que motivo haveria para o banco central não ter feito nada?
Resposta: O pais não tem um plano de desenvolvimento.
2) Os diversos títulos emitidos pelo tesouro levantarão $ 40 bilhões, com o banco central adquirindo pelo menos $ 20 bilhões. Pode-se também contar que o banco central comprará mais do que o planejado de $ 20 bilhões em títulos, que ele tinha anunciado se parecer que estão vendendo mal.
Em que a segunda sentença implica com relação à política monetária do Banco central?
Resposta: O Banco.central é responsável pela moeda disponível nos pais, ele regula o mercado ditando as taxas no Copom (reunião mensal) divulgando a Selic (tx. de liquidação e custódia). Quando o mercado tem forte alta ele entra comprando moeda, portanto regulando o mercado que é sua função primordial, controlando assim a inflação. Não se trata de vender ou comprar mal, mas sim de regular o mercado.
3) A política monetária é uma ferramenta peculiar no sentido de que ela não parece ter um meio termo. Ela é completamente ineficaz ou demasiadamente eficaz. Na última década, ela tem sido demasiadamente eficaz, quase destruindo a indústria nacional.
Como a política monetária poderia destruir a indústria nacional?
Resposta: Uma política monetária atuando com instrumentos como variação de impostos,