Administração Financeira
Capítulo 1 – Introdução à estrutura e análise das demonstrações financeiras
1) Qual é o objetivo principal da empresa? Por que “gerar lucro” é uma resposta incorreta para esse questionamento?
O principal objetivo da empresa é gerar uma rentabilidade patrimonial a cima do custo de oportunidade dos sócios. Dessa forma, “gerar lucro” não é uma resposta satisfatória visto que não é todo lucro que interessa. Somente interessa aquele que oferece uma remuneração aos sócios superior ao seu custo de oportunidade.
2) Tento em vista o objetivo da empresa, qual é o papel que a contabilidade desempenha? Qual é a importância da análise das demonstrações financeiras?
A contabilidade permite que sejam analisadas a evolução e qualidade das decisões de investimento e financiamento e, assim, podemos mensurar efetivamente a rentabilidade sobre o capital dos sócios. Ela é a base do mercado de capitais, uma vez que permite a comparação entre empresas, bem como a compreensão de riscos e potenciais de crescimento.
A análise das demonstrações financeiras é de extrema importância, uma vez que a comparação de índices prontos, isoladamente, são deveras superficiais. Através de análises mais profundas, podemos, de fato, entender a gestão de investimentos, alocação de recursos, concessões de crédito, etc., o que traduz todo um cenário empresarial. Ao observarmos os índices, precisamos compreender o que está por trás deles, e o que levou a obtenção desse resultado.
3) Quais são os principais critérios para o entendimento da performance de uma empresa?
São 6 principais critérios para o entendimento da performance de uma empresa:
1. Análise da evolução dos investimentos (base no ativo)
2. Análise da evolução dos financiamentos (base no passivo)
3. Análise da qualidade dos resultados de investimento e financiamento
4. Análise do perfil de geração de caixa
5. Análise de riscos de curto e longo prazo
6. Análise de histórico e potencial de crescimento