Trabalho PPB
“TRABALHO DE PESQUISA – EMOÇÃO”
Trabalho realizado sob orientação do Profº Mário Amore. Realizamos pesquisas com Homens e Mulheres da idade adulta, com a intenção de analisarmos a emoção de cada individuo, chegando assim em uma conclusão.
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Jéssica Novaes Marques T10923-0
Laryssa de Sousa Brasileiro C328DF-0
Meirione Felicio Dacorso C124AB-0
Priscila de Oliveira Arroyo C232BD-1
“TRABALHO DE PESQUISA – EMOÇÃO”
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO DE EMOÇÃO
Nos últimos anos o estudo das Emoções, virou tema de pesquisas, e seu estudo gerou importância devido à necessidade cada vez maior de compreender e controlar as atuais patologias associadas aos aspectos emocionais. Este é um assunto presente e marcante na vida humana, sofrendo um grande avanço nos últimos anos. De acordo a Psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria, sendo que todas elas possuem funções importantes na vida de cada individuo.
Este estudo das emoções tem sido envolvente apresentando diversas reflexões que apontam a emoção numa interação relacional humana, das emoções como processo adaptativo da pessoa ao ambiente, bem como um processo adaptativo do homem aos contextos dinâmicos sociais.
De acordo com o autor PINTO, ele defende que:
“A emoção é uma experiência subjetiva que envolve a pessoa toda, a mente e o corpo. É uma reação complexa desencadeada por um estímulo ou pensamento e envolve reações orgânicas e sensações pessoais. É uma resposta que envolve diferentes componentes, nomeadamente uma reação observável, uma excitação fisiológica, uma interpretação cognitiva e uma experiência subjetiva (2001)”.
Já na perspectiva de GOLEMAN:
“Quanto a mim, interpreto emoção como referindo-se a um sentimento e aos raciocínios aí derivados, estados psicológicos