Trabalho Portugu S
PESQUISA PORTUGUÊS
Aluno: Vinícius do Carmo Luna
Série: 2° G
São Paulo
2015
Trovadorismo
Onde surgiu?
Trovadorismo, foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer.
Características
Designa-se por Trovadorismo o período que engloba a produçăo literária de Portugal durante seus primeiros séculos de existęncia (séc. XII ao XV). No âmbito da poesia, a tônica săo mesmo as Cantigas em suas modalidades; enquanto a prosa apresenta as Novelas de Cavalaria.
A poesia desta época compőe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nome deste estilo de época portuguęs.
Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época săo o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.
As cantigas eram cantadas no idioma galego-portuguęs e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e mal-dizer).
Do ponto de vista literário, as cantigas líricas apresentam maior potencial pois formam a base da poesia lírica portuguesa e até brasileira. Já as cantigas satíricas, geralmente, tratavam de personalidades da época, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.
Principais Autores e suas obras
Autores (Trovadores)
Os poetas e cronistas da época de 1189 a 1418 eram chamados de trovadores, pois no norte da França, o poeta recebia o apelativo trouvère (em Português: trovador), cujo radical é: trouver (achar), dizia-se que os poetas “achavam” sua canção e a cantavam acompanhados de instrumentos como a cítara, a viola, a lira ou a harpa.
Os mais