A ATUAL TEND NCIA DAS TAXAS DE JUROS E AS IMPLICA ES NAS COMPRAS FINANCEIRAS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
A ATUAL TENDÊNCIA DAS TAXAS DE JUROS E AS IMPLICAÇÕES NAS COMPRAS FINANCEIRAS
RECIFE
SETEMBRO/2014
A ATUAL TENDÊNCIA DAS TAXAS DE JUROS E AS IMPLICAÇÕES NAS COMPRAS FINANCEIRAS
As taxas de juros constituem uma das variáveis mais fundamentais para o bom funcionamento da economia, uma vez que seu comportamento influencia nas decisões de consumo e investimentos dos indivíduos. A sua relevância está na determinação do comportamento da demanda agregada, influenciando na estimulação ou desmotivação dos investimentos, influenciando também na escolha de produzir ou consumir bem.
Ajustar a taxa de juros é de fundamental importância devido ao seu grande papel na determinação no nível da atividade, do emprego, da taxa de câmbio e de outras variáveis.
Segundo Gremaud (2004), taxa de juros é o que se ganha pela aplicação de recursos durante determinado período de tempo ou aquilo que se paga pela obtenção de recursos, de terceiros (tomada de empréstimos) durante determinado período de tempo.
A taxa de juros pode ser definida como a relação entre os juros pagos (ou recebidos) no final do período e o capital inicialmente tomado (ou aplicado), com a finalidade de estipular o custo do dinheiro no tempo, seja em uma operação de empréstimo ou em uma aplicação financeira. Desse modo, é representado pela equação:
J = M – C, onde: J = Juros; M = Montante e C =Capital. No mercado financeiro costuma ser apresentada como uma fração do capital inicial em determinada unidade de tempo, logo a taxa de juros de uma operação pode ser interpretada como a remuneração da unidade de capital inicial em um período de tempo. Apresentada como: i = J/P ou J = P.i, onde: i = taxa de juros.
As taxas de juros podem ser classificadas:
A. Quanto ao regime de capitalização: Simples (linear) ou composto (exponencial).
É o período de incidência dos juros. Uma operação com capitalização mensal tem os juros calculados e