Trabalho Politica Fiscal e Monetária
Módulo: 4
Atividade: Individual 2
Título: Politica Fiscal e Monetária
Aluno: Pedro Ernesto Nóbrega Coral
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_T0276_0613
Introdução
A questão do crescimento e da inflação sempre foi instigante para os economistas e para os que fazem a política econômica. Mas no Brasil, que viveu um período de aproximadamente duas décadas de economia estagnada e um período maior ainda de inflação alta, os atuais acontecimentos da economia brasileira provocam ainda mais interesse nesses tópicos.
Nos últimos anos o Brasil tem experimentado um crescimento bem acima da média dos anos anteriores e com uma inflação caracterizada por muitos como “civilizada”, mas a comparação com outros países considerados como semelhantes ao Brasil na economia internacional tem levantado questões em relação ao nível da taxa de juros básica (SELIC) praticada aqui, o tamanho do Estado e a taxa de crescimento apresentada pela economia brasileira, onde apesar de acima da média dos anos anteriores tem sido considerada aquém das possibilidades factíveis se comparada a dos seus pares internacionais.
O problema do recrudescimento da inflação nesses últimos meses também atiça o interesse na macroeconomia brasileira. As dúvidas sobre a necessidade das ações realizadas pelo Banco Central derivam das divergências em relação à origem da inflação. Os que acreditam que a inflação foi importada dizem que o BC esta sendo severo demais por nada, pois suas ações não vão surtir efeito e os que acreditam que o aumento de preços também tem origem no descompasso do crescimento da demanda e da oferta muitas vezes argumentam que isso tem como origem principal a política fiscal realizada pelo governo.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
A Política Monetária é utilizada pelas autoridades monetárias para controlar a expansão da moeda e do crédito, além de exercer controle sobre a taxa de juros,