Trabalho Planejamento Urbano
O trânsito tem sido um dos principais problemas para quem almeja qualidade de vida nas cidades do Brasil. Neste estudo de caso iremos abordar um problema relevante na Avenida dos Imigrantes na cidade de Bragança Paulista, São Paulo.
O estudo de caso tem o intuito de apresentar o problema com a via e de certa maneira apontar soluções que poderiam ser funcionais e ter um resultado satisfatório.
Soluções reais para o trânsito são aquelas que retiram o excesso de carros das ruas e colocam as pessoas em transportes coletivos. A cidade de Münster, na Alemanha, fez um estudo comparando o espaço ocupado por carros e ônibus. Para transportar 72 pessoas, com uma média de 1,2 pessoas por veículo, seriam preciso 60 carros, ocupando 1.000 metros quadrados. Para transportar a mesma quantidade de pessoas em um ônibus, o espaço ocupado é de 30 metros quadrados. Ou seja, quase 34 vezes menos espaço. Isso sem contar que os ônibus não precisam de estacionamentos e poluem menos.
No caso de uma solução a curto prazo precisamos de algo que seja rapidamente implantado para q possa funcionar, como rotas alternativas, placas de sinalização.
A médio prazo temos que planejar algo que faça os usuários diminuírem a passagem por aquela via e até mesmo migrarem de tipo de transporte.
A longo prazo temos que fazer a implantação de novas rotas e vias de acesso e dar continuidade ao uso de transportes alternativos, além da ampliação da via já existente e a criação de faixas exclusivas para transporte publico.
DIAGNÓSTICO
Em Bragança Paulista foi escolhida uma área localizada próximo ao Lago do Taboão como mostra foto a baixo:
Nesta localização é a via que liga a BR-381 (Rodovia Fernão Dias)a SP-063 (Estrada de Itatiba-Bragança Paulista) SP-008 ( Estrada de Socorro-Bragança Paulista) assim se concentrando a maior parte dos veículos vindo de diversas regiões acarretando um movimento intenso.
O movimento ainda tende a ser de maior fluxo com a abertura de três novos