Sistemas fotovoltaicos
Relação entre Potência, Tensão e Corrente.
Se pretendermos alimentar um ou vários dispositivos elétricos a partir de uma fonte de energia solar, a primeira coisa a fazer é saber que potencia necessitamos. Um dos pontos onde poderemos saber a potencia consumida é na etiqueta energética do aparelho elétricos.
Neste caso o consumo do aparelho será de 1500W/h se funcionar durante uma hora.
Existem aparelhos elétricos em que a potencia não é tão fácil de visualizar. Neste caso a etiqueta apenas refere a tensão(volts) de funcionamento e a corrente(amperes), temos então de calcular a potencia em função da alimentação utilizada, 110 ou 220 por exemplo. A potencia é igual à multiplicação da tensão pela corrente, ou seja, Potencia(Watts)=Tensão(Volts)xCorrente(Amperes) ou P(Watts)=U(Volts)xI(Amperes), no caso da etiqueta na figura acima, este dispositivo ligado a 220V tem um consumo de:
P=220(Volts)x0,15(Amperes)=33 Watts
.A aplicação directa da Lei de Ohm e Lei de Joule o valor calculado pode não ser exacto mas é muito próximo dos valores reais pelo que podemos considerar os resultados valores úteis para aplicação prática.
Diferença entre Energia e Potência
Podemos considerar a energia como um "material" que não pode ser criado ou destruído, mas pode ser convertido numa acção. A acção pode ser uma massa em movimento, luz, calor ou electricidade num fio. A potência é simplesmente a taxa em que a energia é convertida (por exemplo, um watt é um joule por segundo); 1 Watt de potência durante um período de 1 hora terá um valor de energia de 1Watt/Hora.
Existem várias unidades para energia que podem ser correspondidas entre si, Conversor Unidades Energia Potência.
Posição do Sol
A posição do sol em relação à terra é fundamental para determinar o ângulo certo de instalação do painel e para determinar eventuais sombras sobre o equipamento.
Parte superior do formulário
Cidade:
Lat/Long
Graus:
Min:
Seg:
Fuso Horário