Plano de Beneficios
Benefícios
Denomina – se beneficio o conjunto de programas ou plano de benefícios pela organização como complemento ao sistema de salários. O resultado compõe a remuneração do empregado. Origem
Os serviços de benefícios sociais estão relacionados com a responsabilidade social da organização; A origem e gradativo crescimento de tais planos devem-se aos seguintes fatores:
I. Exigência dos empregados quanto aos benefícios;
II. Exigência dos sindicatos e das negociações coletivas;
III. Legislação Trabalhista e Previdenciária;
IV. Competição entre organizações seja para atrai-los ou mantê-los;
V. Controle de salários elevados , seja no caso de regulamentações por dissídio ou acordo sindical , seja no controle de reajustes de serviços fornecidos pelas organizações.
O surgimento dos Planos de Benefícios está ligado a preocupação de reter mão de obra e baixar a rotatividade e absenteísmo de seus colaboradores. Hoje, além do aspecto competitivo no mercado de trabalho, constituem a necessidade para garantir o nível mínimo de qualidade de vida, a preservação das condições físicas e mentais de seus funcionários.
Objetivo Plano de Benefícios
Um plano de benefícios tende a atender dois objetivos: o da organização e a dos seus colaboradores, adequando ao perfil dos seus funcionários e respectivas atividades. Há empresas que colocam a disposição um leque de benefícios e tem a possibilidade (plano flexível) de escolher aquele que mais lhe interessam pra compor sua remuneração .Podem ser divididos para auxiliar o empregado em diversos campos de sua vida:
Individuais: Qualidade de vida, redução de estresse;
Econômicos: Redução absenteísmo, rotatividade e a fadiga;
Sociais: suprir campos do sistema de previdência.
Tipos de Benefícios
Os planos de benefícios e serviços podem ser subdividos em:
Benefícios Compulsórios;
Benefícios espontâneos.
Benefícios Compulsórios: São os que a empresa concede