Trabalho Placa M E
Escola Técnica Estadual João XXIII
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
PLACA MÃE
CRISTIAN DIAS LOPES
23 DE MARÇO DE 2015
Placa mãe:
A placa mãe é a principal placa do computador e é responsável por conectar e/ou interligar todos os componentes do computador, como por exemplo: processador, memória RAM, disco rígido, placa de vídeo e etc.
Além de interligar e conectar os componentes ela também distribui e alimenta algumas partes do computador com eletricidade que recebe diretamente da fonte.
Tipos de placa mãe:
AT: AT é a sigla para advanced technology, é uma placa mãe antiga, seu uso mais comum foi entre 1983 e 1996.
O que chama atenção da placa AT para sua sucessora a ATX é o tamanho, que foi reduzido de uma versão para outra por causa da necessidade de se reduzir os espaços que é a tendência do mercado até hoje.
Outros fatores que influenciaram no abandono das placas AT foram a utilização de muitos cabos, como por exemplo o cabo flat e o de alimentação, tudo isso dificultava a circulação de ar dentro da máquina acarretando em super aquecimento, causando danos permanentes a algumas peças.
Além disso, o conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa-mãe, é composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos), que devem ser encaixados lado a lado, sendo que os fios de cor preta de cada um devem ficar localizados no meio. Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentação seja ligada, a placa-mãe será fatalmente queimada.
Outra particularidade da AT é a necessidade de se desligar o computador pelo sistema operacional e logo após ter que esperar por uma mensagem que avisa que o computador pode ser desligado por um botão que geralmente ficava na parte da frente do gabinete, isso se deve a uma limitação das fontes AT, que não foram projetadas para fazer uso do recurso de desligamento automático.
Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISA,