TRABALHO PESQUISA DE CAMPO
INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO 1 – OBJETIVOS 5
1.1 Objetivo Geral 5
1.2 Objetivo Específico 5
CAPÍTULO 2 - METODOLOGIA 7
2.1 Instrumental de Pesquisa 7
2.2 Coleta de dados em Campo 7
2.3 Tabulação e Análise de Dados 8
CAPÍTULO 3 - AMOSTRAGEM 9
3.1 Universo 9
3.2 Método de Seleção e Tamanho da Amostra 11
3.2.1 Técnica de Seleção da Amostra - Não-Probabilística 11
3.3. Composição Amostral 12
3.3.1. Maquete Não - Probabilística 12
REFERÊNCIAS 20
APÊNDICES 21
Apêndice 1- Versão Inicial do Instrumento de Pesquisa. 21
Apêndice 2- Relatório do Pré-teste a partir das variáveis de tabulação adotadas. 24
Apêndice 3- Proposta de Reformulação do Formulário 26
ANEXOS 30
INTRODUÇÃO
Através da história da humanidade, pode-se observar que o homem sempre se preocupou com sua aparência, em especial, o cabelo. Além de oferecer a proteção ao crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante. A adoração aos cabelos atingiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, as classes sociais e a ciência. Na cultura ocidental, a perda de cabelos pode ter sérias consequências emocionais, principalmente para mulheres, pois acaba afetando sua própria identidade. Toda a alteração que afete o couro cabeludo e os cabelos de uma pessoa, e altere a sua aparência física, pode ter um impacto importante sobre a sua autoestima e a sua personalidade (VISCARDI, 2014).
Visto que tal situação pode ocorrer no caso de tratamento contra o câncer, a queda de cabelo pode ser considerada um dos efeitos colaterais mais temidos pelos pacientes, pois remete à realidade da doença. Com o aumento nos números, uma "corrente do bem" vem mobilizando cada vez mais pessoas a cortarem seus cabelos e doá-los para confecção de perucas que serão destinadas a mulheres com câncer (ARAÚJO, 2014).
Segundo o Hospital de Câncer de Barretos (2014), certos tipos de quimioterapia danificam as células responsáveis pelo crescimento do cabelo. A queda frequentemente