trabalho pedagógico
Porém, durante muito tempo permaneceu a ideia de que trabalho pedagógico era um termo agregado somente a ensino, hoje nota-se que essa concepção mudou, entendendo-se também como atividade humana intelectual entendida como práxis humana, onde se desagrega a teoria da prática, isso permite que indivíduos que estejam cursando outros cursos no qual englobe disciplinas acadêmicas, como por exemplo, práticas de estágio ou práticas de ensino, podem desenvolver um trabalho pedagógico.
“Reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico” (Libâneo e Pimenta, 1999).
O trabalho pedagógico é responsável por fornecer um caminho, uma rota, para que as práticas educativas, de acordo com o interesse e objetivos, que a ação pedagógica almeja alcançar. Nesse sentido ele se faz necessário para que o objetivo final possa ser alcançado com êxito, sem desvios desnecessários no seu percurso, tornando-se um trabalho prático e eficaz.
Ele exige todo um planejamento se suas ações, com objetivos claros e bem definidos do que se quer alcançar com este trabalho. Durante a sua execução, atua de forma que pode determinar os pontos falhos que necessitam ser melhor trabalhados e os pontos em que obteve êxito. E com isso, reformulando um novo trabalho para sanar os pontos negativos encontrados.
O processo educativo apresenta a necessidade de ser guiado pedagogicamente, pois ele se realiza como uma prática social. O método pedagógico faz o diferencial nesse processo pois ele guia todo o trabalho, pois a prática educativa se propaga nas relações sociais entre grupos e classes. Nesse contexto se faz necessário a mediação pedagógica com o intuito de