Trabalho Pedagogia2
Neste referido trabalho relato a minha trajetória de vida pessoal e profissional, as influências que interferiram na minha formação moral, social, intelectual e emocional.
No entanto, relato também o que me levou a participar do curso de pedagogia; a importância dos conhecimentos adquiridos para a transformação do meu ser como pessoa e como profissional.
No entanto, o memorial se caracteriza como uma auto-avaliação, instrumento das coerências, incoerências e das relações estabelecidas durante o período de realização do curso de graduação, levando em conta o desenvolvimento dos trabalhos executados, apresentados e expostos que possibilitará a renovação da minha caminhada profissional, a qual apresenta uma formação profissional construída ao longo de minha vivência na área da educação, desde a sala de aula com ensino fundamental, a programas de formações continuadas com educação de jovens e adultos.
1 Capítulo I – História de Vida
Minha trajetória escolar começa com um fato um tanto curioso, minha mãe foi a uma escola estadual próxima a minha casa para fazer minha matrícula na pré-escola. Como as turmas de pré-escola já estavam lotadas e minha mãe era trabalhadora rural, resolveram tomar uma decisão simples:
- “Vamos matriculá-lo na primeira série!” e assim fui promovido a aluno de primeira série.
A partir daí até o final do primário eu me lembro que todo final de ano minha mãe comprava um lembrança para que eu desse de presente de natal para minha professora. Esse período foi marcado pela extrema dificuldade financeira pela qual passamos, lembro-me que não tínhamos dinheiro para comprar mochilas e minha mãe colocava nosso material (dois cadernos, uma borracha e um lápis) dentro de um pacote vazio de açúcar, o que nos causava um terrível constrangimento, pois nos transformava em motivo de riso.
Os professores sempre diziam que eu fazia de tudo para terminar meu dever primeiro