Trabalho Pedagogia
Professora: Hérica
Prática na educação infantil
1- O que são as teorias cognitivas: Construtivismo e Sócio-Interacionismo.
O construtivismo e o soció-interacionismo constituem as práticas educacionais propostas por esses célebres estudiosos (Piaget e Vigotsky), as quais fundamentalizaram toda a estrutura educacional de diversos países.
O construtivismo consiste na elaboração da construção do conhecimento interno no qual a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito. O sóciointeracionismo relaciona o aprendizado ao meio social, dando ênfase ao papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
O Construtivismo é uma das correntes teóricas compelidas em explicar como a inteligência humana se desenvolve tendo como subsídio o desenvolvimento da inteligência alicerçado pelas interações entre o ser humano e o meio, incluindo as ideias de descobrir, inventar, redescobrir, criar.
O sócio-interacionismo surge da ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”. A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
2- Quais os estágio de desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget?
Para Piaget (1973) o desenvolvimento cognitivo é dividido em quatro estágios.
O estágio Sensório motor vai aproximadamente entre 0 à 24 meses. Aqui a criança vai percebendo aos pouco o seu meio e age sobre ele, o bebê age puramente através de reflexos, com o tempo ele percebe que certos movimentos e atitudes movem o seu externo, por exemplo, o choro, ela percebe que ao chorar vai vir alguém acudi -la, neste período há várias assimilações e acomodações que criam esquemas de ação.
Há algumas características neste estágio: