Trabalho pedagogia
A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à idéia de "arte" que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre o homem ocidental e o homem pré-histórico é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível.
A relação que o Homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível de saber com exatidão. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efetuar um percurso para as apoiar cientificamente. Só assim uma idéia que sai da imaginação pode ser realmente interessante e ter algum fundamento.
Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem a dita "arte" e em algumas tribos de índios, que já são poucas, já estão percebendo a relação do homem contemporâneo com o nosso conceito de obras de arte e também de comércio e com o comércio. Logo já existem produções que se assemelham com seus instrumentos para a venda.
Características da Arte na Pré-história e suas Diferenças com a Arte na Atualidade
As características da arte na pré-história podem ser inferidas a partir dos povos que vivem atualmente ou viveram até recentemente na pré-historia (por exemplo, os aborígenes, os índios). Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separada das outras esferas da vida. Ela não se separava dos mitos, da economia, da política, e essas esferas também não eram separadas entre si. Todas essas esferas formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética, porque nada era puramente utilitário, como são hoje um abridor de latas ou uma urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético. E todos participavam nessas coisas.
A arte como uma palavra que designa uma efera separada de todo o resto só surgiu quando surgiram as castas, classes e Estados, isto é, quando todas aquelas esferas da vida se tornaram