Trabalho Para Entregar
Cada erro de massa que ocorre em um rotor provoca mudança de posição do centro de gravidade da secção transversal que contém o erro. A somatória destes desvios é o afastamento do eixo principal de inércia do eixo de rotação, ou seja, a massa do rotor não estará perfeitamente distribuída ao redor do eixo de rotação provocando o efeito conhecido como desbalanceamento.
O desbalanceamento, especificamente falando, é o primeiro defeito que deve ser identificado em uma máquina rotativa, pois este é influenciado diretamente em função da rotação do eixo, ou seja, o desbalanceamento estará sempre na freqüência de rotação da máquina.
O desbalanceamento em uma determinada máquina rotativa deve ser imediatamente identificado, no sentido de aplicar técnicas para reduzir este efeito, tendo em vista que as vibrações causadas por esses pontos pesados podem danificar os componentes do equipamento como mancais, rolamentos, o eixo, etc.
Considerando o exposto, é possível aplicar técnicas de balanceamento de rotores, no sentido de diminuir o efeito da vibração causada pelo desbalanceamento, objetivando uma maior autonomia e vida útil do equipamento.
DEFINIÇÃO DE DESBALANCEAMENTO
Um rotor perfeitamente balanceado é aquele cuja massa se distribui uniformemente em torno do seu eixo de rotação. Isto equivale dizer que existe a coincidência entre o eixo de rotação e o eixo principal de inércia do rotor. Desconsiderando-se as forças que causam a rotação e que sustentam este rotor, nenhuma outra força age sobre os seus mancais quando se encontra em movimento giratório. Assim, nenhum tipo de vibração pode ser detectado. Este rotor, entretanto, é meramente teórico, uma vez que