Trabalho Faculdade Entregar
Processos Psicológicos Básicos
Profª Juliana Donadone
Aprendizagem e Condicionamento
(condicionamento clássico)
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por condicionamento, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente.
As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos.
O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado.
Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Outros podem ser adquiridos através de condicionamento (condicionamento clássico).
A teoria da aprendizagem pelo condicionamento clássico foi desenvolvida por Ivan Petrovich Pavlov, na Rússia há 100 anos.
A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados (RI), ou seja, são inatas e automáticas, em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados (RC), aprendidos através de emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas (estímulo condicionado (EC) e estímulo incondicionado (EI).
Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais.
Pavlov
Ivan Petrovich Pavlov ( 14 de Setembro de 1849 – 27 de Fevereiro de 1936 ) foi um fisiólogo russo premiado com o Nobel de Fisiologia, em 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de