Trabalho PA
Página 11 – Atividade 2
Patrimônio cultural
Patrimônio cultural é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas.
"O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural".(Declaração de Caracas - 1992).
Cacique de Ramos
Bloco carnavalesco originário de Ramos, subúrbio carioca , tendo como padroeiro São Sebastião, e dai ser fundado em 20 de janeiro de 1961 por três famílias: família Félix do Nascimento ( Bira, Ubirany e Ubiraci), família Oliveira (Walter, Chiquita, Sereno, Alomar, Jorginho e Mauro), família Espírito Santo (Aymoré e Conceição).
Pode-se dar destaque também a outras pessoas importantes na fundação e nas apresentações como a mãe de Bira Presidente, Conceição de Souza Nascimento, filha de santo de Mãe Menininha do Gantois, que preparava todo o lado espiritual dos componentes do grupo através de preceitos e patuás, e mestre Dinho do Apito, diretor de bateria. Aliás, segundo consta, o Cacique floresceu depois que D. Conceição benzeu a tamarineira, árvore simbolo do bloco. Reza a lenda que quem for lá, se tiver talento, ficará famoso. “Minha mãe, Conceição, foi uma das primeiras filhas de santo da Mãe Menininha do Gantois. Ela colocou um preceito aqui dentro da árvore, que quem viesse com um dote seria identificado e se tornaria uma pessoa famosa”, explica Bira. O Governo do Estado dilvulgou no dia 15 de abril de 2010, que o tradicional bloco carnavalesco Cacique de Ramos foi tombado como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. O tombamento ocorreu no início do ano, em âmbito municipal. A agremiação ganhou, ainda, a permissão de uso do terreno, que é da prefeitura, por mais 50 anos, e terá a sede reformada para que passe a funcionar como