Trabalho P2
TRABALHO (29/06/2015)
1) Discuta detalhadamente a razão pela qual, nos “Princípios”, Ricardo substituiu o trigo pelo trabalho como medida do valor. Comente os problemas que a utilização da medida trigo e o uso da medida trabalho geraram (ou não) para o autor, no que se refere à sustentação de suas teses acerca dos efeitos do crescimento econômico sobre a distribuição da riqueza, já anunciadas no “Ensaio do Trigo”. Explicite, em seguida, como Ricardo contribuiu (utilizando hipóteses particulares) para a solução do problema da mensuração dos agregados sobre os quais a teoria do “excedente” opera. Mostre, além disso, em que medida Ricardo apresentou, concomitantemente, uma teoria da taxa de lucro que se tornou base; (i) para a elaboração de teorias posteriores sobre o tema; e (ii) para a análise das relações existentes entre taxa de salário, taxa de lucro e valor relativo das mercadorias.
2) No que se refere à teoria da acumulação de capital discuta e compare as contribuições de Smith (ênfase no capítulo cap. II do livro II da ”Riqueza das Nações”) e de Ricardo (ênfase no cap. XXII dos “princípios), sublinhando: (i) os elementos comuns aos dois autores; (ii) as críticas de Ricardo endereçadas a Smith”; (iii) o lugar ocupado pelas ideias de Say na reflexão Ricardiana; e (iv) o debate entre Ricardo e Malthus referente às questões tratadas por Ricardo em sua teoria da acumulação, assim como as possíveis implicações teóricas deste debate.
Atenção:
- Último dia para a entrega: 22/07/2015
- Entrega pode ser feita mediante texto impresso (entrega ao professor) ou por meio eletrônico, no endereço institucional do professor: galeno@ie.ufrj.br
- Corte é cola: expressamente proibido. Citações de autores que trataram do tema são aceitas e, quando bem colocadas, bem-vindas. Porém, devem ser usadas com moderação e não ocupar a maior (ou grande) parte do texto. Obviamente devem vir acompanhadas de aspas e das devidas referências (autor, obra etc.).
-