Trabalho P2 R1
1. Resumo 3
2. Introdução 4
3. Escopo do Trabalho 5
4. Determinação da Linha, Equipamentos e Acessórios 6
5. Dimensionamento da tubulação 7
6. Dimensionamento do compressor 12
7. Seleção do compressor 15
8. Conclusão 16
9. Referências 17
1. Resumo
Nesse trabalho vamos apresentar o dimensionamento de uma rede de ar comprimido, pegamos como exemplo uma oficina de ferramentas pneumáticas, assim vamos falar como é o dimensionamento de cada componente desta oficina para assim poder chegar ao dimensionamento do compressor, iremos descrever cada componente, seus consumos e perdas.
Palavras-chave: ar comprimido, rede de ar, compressor.
2. Introdução
O uso do ar comprimido adquiriu importância industrial a partir do século XIX. O ar comprimido possibilita uma rápida movimentação de atuadores, com velocidade controlada e uma razoável precisão de posicionamento e apesar de não ter a mesma velocidade de processamento de informações que a elétrica ou eletrônica pode, em ambientes que assim o permitem, receber estas formas de comando, permitindo com isso uma redução de custos e incremento na versatilidade. Pode também ser associado a circuitos hidráulicos, dando a estes maior versatilidade, reduzindo-lhe o custo e aumentando o campo de atuação. O trabalho em questão consiste no dimensionamento de uma linha de ar comprimido para uma oficina de ferramentas pneumáticas conforme a descrição a seguir.
3. Escopo do Trabalho
Empresa: Pitagoras S.A. Cidade: Votorantim – SP Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 279.
A oficina de ferramentas pneumáticas descrita acima, situada em uma localidade de pressão atmosférica de 1,033khf/cm2, será equipada com uma furadeira (FU), um rebitador (RE), uma lixadeira (LI), uma pistola de pintura (PP) e um bico de limpeza (BL) Todas as mangueiras são de borracha flexível e com engate rápido nas pontas (exceto para o bico de limpeza, que possui engate convencional por