Resenha de Apologia da Hist ria Marc Bloch

1074 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Moisés Ribeiro Costa
Prof. Leandro Pena Catão
Primeiro período de História, UEMG-Divinópolis.
11/06/2015

Um ídolo para muitos, um historiador à frente do seu tempo, Marc Leopold Benjamin Bloch foi um escritor francês e co-fundador da Escola de Annales, um ícone da Nova História. Bloch fora fuzilado em 1944 pelos nazistas em meio a uma resistência francesa contra a invasão alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
Marc Bloch enquanto professor e pesquisador no campo da história, após se deparar com uma interrogação de seu filho e que é tão frequente nos tempos de hoje, escreveu aquilo que chamamos de obra-prima e que é considerado, até hoje, a bíblia do historiador: “Apologia da história ou o ofício do historiador”; obra essa tão complexa, porém, objetiva, de uma linguagem tão rica que engrandece o vocabulário do leitor. Mas e a indagação de seu filho, qual foi? “Papai, então me explica para que serve a história.” (Bloch, 2001, p.41).
Embasando-se no questionamento de seu filho, Bloch reúne e expõe características de metodologia em História. No primeiro capítulo, o autor começa por fazer uma alusão ao objeto da história, onde a grande maioria se foca em estudar o passado como si só, como fato, porém Bloch, como um ótimo entendedor da história diz que tal objeto dessa disciplina não é o passado e sim o homem; dando reforço a sua tese, ele intitula o capítulo de “A história, os homens e o tempo” no qual um título como “O homem no tempo” também cairia como uma luva – no ditado popular – se levarmos em conta no quanto Marc Bloch faz apologia a esse tese.
Outro ponto importante que se deve destacar desse capítulo é a história quanto ciência que Bloch fala. Assim como a maioria das outras ciências, a história necessita de outras disciplinas para bem compreender todos os elementos de uma pesquisa histórica, principalmente no que diz respeito a uma região ou época. Em meio a essa interdisciplinaridade a intervenção da história se dá apenas

Relacionados

  • Antropologia
    145584 palavras | 583 páginas
  • A escrita da história
    145585 palavras | 583 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas