Trabalho Oxi Reduçao
1.1. Reações de Oxidação e Redução
As reações de oxidação-reduçao são reações que envolvem a transferência de elétrons de uma espécie molecular ou iônica a outra. A oxidação é a perda de elétrons por uma espécie.
As reações de oxidação-reduçao se desdobram em dois processos elementares ou reações parciais, um envolvendo a doação de elétrons e o outro, a fixação de elétrons.
As espécies capazes de doar elétrons são chamadas agentes redutores e aquelas capazes de fixar elétrons, agentes oxidantes. Quando um agente redutor age como tal, doando elétrons a uma segunda espécie, ele reduz esta ultima e ele próprio é oxidado. Semelhantemente, quando um agente oxidante atua como tal, fixando elétrons oriundos de um agente redutor, este ultimo é oxidado e ele próprio sofre redução.
Em uma reação de oxidação-reduçao, a relação do numero de moles do agente redutor para o numero de mole do agente oxidante é tal que o numero de elétrons doados pela primeira espécie iguala exatamente o numero de elétrons fixados pela segunda espécie.
1.2. Exemplo
Um exemplo são os objetos de prata que escurecem e perdem seu brilho por causa da oxidação desse metal pelo contato com oxigênio e com compostos contendo enxofre e até mesmo contato com água.
1
1.3. Equação
Os objetos de prata escurecem e perdem seu brilho por causa da oxidação desse metal pelo contato com oxigênio e com compostos contendo enxofre e até mesmo contato com água
4Ag(s) + O2(g) + H2S (g) → 2Ag2S(s) + 2H2O(l)
Reagente
NOX
Produto
NOX
Ag
0
Ag
+1
O
0
S
-2
H
+1
H
+1
S
-2
O
-2
A prata (Ag) vai do nox0 para +1, perdendo elétrons, o oxigênio (O) vai do nox 0 para
-2, ganhando elétrons, caracterizando uma reação de oxi-redução. A prata é o agente redutor da reação.
2
II. Objetivo
Associar as definições descritas, aos exemplos específicos correspondentes aos efeitos determinados na Pratica.
3
III. Materiais e