TRABALHO OVOS
FACULDADE DE MEDICINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Camilla Borges de Araújo
Isadora Guimarães Valentim
Melissa Fernandes Guimarães
Milla Kristye Marques Luzenti
Thaynnara Heylla Sousa Alves
Thaysa Caroline Marques e Silva
Ovos
Uberlândia/MG
2015
Camilla Borges de Araújo
Isadora Guimarães Valentim
Melissa Fernandes Guimarães
Milla Kristye Marques Luzenti
Thaynnara Heylla Sousa Alves
Thaysa Caroline Marques e Silva
Ovos
Relatório de aula prática apresentado ao Módulo “Nutrição, Alimentos e Nutrientes II” do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.
Docentes: Profª Drª Erika Maria Marcondes Tassi.
Profª. Drª. Grazieli Benedetti Pascoal.
Uberlândia/MG
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
METODOLOGIA 7
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
Ovos são óvulos das fêmeas de aves, suas partes características são a casca, a clara e a gema que podem ser classificados em grupos, classes e tipos, segundo a coloração da casca, qualidade e peso, de acordo com as especificações. Existem diferentes tipos de ovos utilizados para o consumo humano. No Brasil, o consumo de ovo mais utilizado é o de galinha (granja ou caipira) seguido pelo ovo de codorna (BENITES et al., 2005).
O ovo inteiro ou a clara e gema representam um ingrediente essencial em muitos produtos alimentares ao combinar propriedades nutricionais e funcionais. É um alimento completo, rico em nutrientes, e economicamente acessível. Alimento rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo A, B, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenoides como a luteína e zeaxantina, e também fonte importante de colina, um importante componente do cérebro. Fatores como fisiologia da ave, tempo de oviposição, estrutura da gaiola, número de fêmeas por gaiola e frequência de colheita de ovos, idade das aves, nutrição, condições de manejo,