trabalho otavio
Economia Política: da orige à critica marxiana
Economia Política A expressão Economia Política, que tem origem no grego politeia e oikonomika. aparece pela primeira vez, em 1615 quando a Antonie Montchrétien publica a obra "Tracté de l'Economie Politique", tratado de Economia Política
A crise da Economia Política Clássica Entre os anos vinte e quarenta do século XIX – ou , com ais exatidão entre 1825/1830e 1848 - desenha-se a crise da dissolução da Economia Política Clássica. Essa crise insere-se num contexto bem determinado: nessas décadas, altera-se profundamente a relação da burguesia com a cultura ilustrada de que se valera no seu período revolucionário. A cultura ilustrada condensa um projeto de emancipação humana que a foi conduzido pela burguesia revolucionária, cultura que configura, no plano das idéias, o chamado programa da maternidade.
A crítica da Economia Política Karl Marx (1818 - 1833) aproximou –se das idéias revolucionarias que germinava no movimento operário europeu pouco depois de haver concluído o seu curso de filosofia (1841) ate sua morte, todos os seus esforços foram dirigidos para contribuir na organização do proletariado para que este, rompendo com a dominação de classe da burguesia, realizasse a emancipação humana.
A Economia Política marxista A critica da economia política clássica realizada por Maxx possibilitou o conhecimento teórico da estrutura e da dinâmica econômica as sociedade burguesa. A analise das leis de movimento do capital e a descobertas marxianas operadas na segunda metade do século XIX continuam validas ate hoje porquanto , ocorridos cento e cinqüenta anos, a nossa sociedade permanece subordinada aos ditames do capital.
Capítulo 1 Trabalho, sociedade e valor Já vimos, na Introdução, que o objetivo da Economia Política é o estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição dos meios que permitem a satisfação das