Trabalho OSM
Área de OSM: Organização, sistema, métodos atuam em conjunto para alcançar os resultados desejados. Com o surgimento da informática, nos anos 70, a área de OSM passou a atuar mais perto de profissionais como analista de sistemas e programadores.
Sistemas: Reunião de componentes que possuem certo nível de correlação, pois se isso não acontecesse às partes não se comunicariam, e consequentemente, não se teria um sistema.
Método: Caminho pelo qual se atinge um determinado fim, podendo ser um método de ensino.
OSM: Estudo das organizações, a partir das suas atividades objetivando oferecer procedimentos para integrar a empresa de forma sistêmica. Possibilita ainda a integração, redução de custos.
Atitudes Emergentes: São atitudes naturais e comportamentais, como a reprodução, estas atitudes são consideradas não teológicas, ou seja, não há um propósito de ser.
Sistemas Abstratos ou conceituais: Estrutura de processos psíquicos.
Sistemas Concretos: São os sistemas físicos, atividades que são realizadas e suportadas por estruturas ou sistemas informatizados.
Contribuições das Escolas da Administração
Para OSM
Escola Clássica: Taylor contribuiu com para a formação da tecnologia de OM. Fayol também contribuiu para formação desta com a introdução das habilidades: prever, organizar, comandar, coodernar e controlar.
Escola das Relações Humanas: Suas contribuições derivam do planejamento (ligação com a área de OM) e processo contínuo de coodernação (teoria X e Y).
Abordagem Estruturalista: Defende a organização formal e alguns valores humanos.
Abordagem de Sistemas: Ambiente passa a ser analisado no contexto da empresa. Principalmente nos sistemas abertos no qual a organização mantém contato com o ambiente, realizando assim a manutenção do ciclo (processos destacados abaixo).
Importação de Energia: São os recursos desejados.
Transformação: Realiza os objetivos propostos.
Saídas: Transforma os recursos em outros.
Entropia