Trabalho ortodontia
É um preceito ou regra geral estabelecido pela razão, mediante o qual se proíbe um homem fazer tudo o que possa destruir sua vida ou privá-lo dos meios necessários para preservá-la, ou omitir aquilo que pense poder contribuir melhor para preservá-lo.
Jus- Direito
Lex- Lei
São distintos um do outro. Direito é a liberdade de fazer ou omitir e a lei determina ou obriga uma dessas duas coisas. A lei e o direito se distinguem como a obrigação e a liberdade. Quando a lei é aplicada todo tem a obrigação de cumprir algo e todos temos o direito à liberdade, mas cada um de nós faz a sua escolha.
Primeira lei da natureza: Todo homem deve esforça-se pela paz, na medida em que tenha esperança de consegui-la. Isto é todo homem tem que procurar a lei e segui-la.
Segunda lei da natureza: Para que haja paz e segurança os homens devem concordar conjuntamente em renunciar ao direito de natureza. Ou seja, eles devem abrir mão da liberdade que cada um tem de usar seu próprio poder do jeito que quiser para preservar a sua vida e conseqüentemente de fazer tudo aquilo que a sua moral julgue como correto para obedecer ao soberano no caso: o Estado.
Terceira lei da natureza: Os homens devem cumprir os pactos que fazem. E para que isso ocorra é preciso que exista um Estado, armado para forçar os homens ao respeito, porque sem as leis é impossível viver em sociedade.
Igualdade e Liberdade
A igualdade é fundamental entre os homens: todos possuem o poder de satisfazer desejos e capacidade de serem violentos, a partir do momento que dois ou mais homens queiram a mesma coisa, e por isso todos vivemos em tensa competição.
Igualdade: natureza faz homens iguais nas faculdades do corpo e da mente: igualdade factual e natural.
Igualdade política: igualdade de forma perante a lei.
Liberdade significa, em sentido próprio, a ausência de oposição, entendendo por oposição os impedimentos externos do movimento, dentro de um certo espaço, sem liberdade de ir