O ENSINO DA ORTODONTIA NO BRASIL
1282 palavras
6 páginas
O ENSINO DA ORTODONTIA NO BRASIL A primeira referência oficial à Ortodontia, em nosso país, é datada de 1856. O decreto nº 1.764 (14 de maio) versava sobre as matérias que o candidato a dentista deveria dominar, para que estivesse apto a receber o título de dentista aprovado, junto à Faculdade de Medicina: O exame dos dentistas versará sobre: 1) Anatomia, Fisiologia, Patologia e anomalias dos dentes, gengivas e arcadas alveolares; 2) higiene e terapêutica dos dentes; 3) descrição dos instrumentos que compõem o arsenal cirúrgico do dentista; 4) teoria e prática da sua aplicação; 5) meios de confeccionar as peças da prótese e Ortopedia dentária" (Cap. VII, Art. 81) . Apesar de tal exame ser ainda muito rudimentar, constitua um obstáculo ao charlatanismo e ao livre exercício da Odontologia. Era feito em bancas constituídas por médicos, que não possuíam conhecimentos sólidos da matéria, e por examinandos, cuja aprendizagem se fizera com dentistas, fora da faculdade, nada se exigindo como preparo básico, bastando ao candidato apresentar documentos que provassem a sua moralidade.
E o o primeiro curso de especialização em Ortodontia foi iniciado em 1951, sob a coordenação do professor Arthur do Prado Dantas , no Departamento de Ortodontia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). O curso, com duração de dois anos, funcionou até 1955, e teve duas turmas formadas. Natural da cidade de Santos/SP, Dantas graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, na qual também iniciaria, em 1938, sua carreira no magistério, na cadeira de Ortodontia.
Tinha capacidade para abraçar diversas atividades ao mesmo tempo, no Serviço Dentário Escolar, localizado no Edifício Marrocos, no centro da cidade de São Paulo, era responsável pela orientação dos tratamentos na área de prevenção,em 1952 criou a Clínica de Ortodontia daquele Serviço, com o objetivo de atender crianças portadoras de anomalias dentárias, as quais recebiam