trabalho de saude bucal
Ayla Fiama Feitosa
Ana Paula Rodrigues
Francyanne Rita Matos Dias
Mariana Cristyelle
Maria Carolina Freitas
Priscyla Sousa
RESUMO
O objetivo desse artigo é conscientizar os acadêmicos de Odontologia a importância de se estudar a Ortodontia durante o curso, e retratar um pouco sobre a historia da ortodontia no Brasil e no mundo e sua importância. De acordo com o que foi pesquisado, pode-se afirmar que foram necessários aproximadamente 50 anos para a consolidação dos centros de pós-graduação no Brasil. Também é verdade que o esforço das instituições de ensino e entidades de classe contribuiu para criar as bases do desenvolvimento científico da Ortodontia brasileira. No presente momento, entretanto, parece sensato supor que o próximo passo deverá ser o estabelecimento de normas que regulamentem a pós-graduação, de modo a aprimorar a formação profissional dos novos especialistas.
Palavras-chave= Ortodontia- o problema do estudo da ortodontia- ortodontia no Brasil
1. INTRODUÇÃO
A proposição sobre a problemática do estudo da ortodontia na graduação em odontologia chama à atenção, pois, segundo leituras e informações que colhemos, durante todo o curso, a ortodontia é um assunto que é repassado aos acadêmicos de forma teórica e pouco pratica devido ao que parece ser comum entre os odontólogos, ter pouco conhecimento em ortodontia clinica. Ficando dessa forma, este saber relegado a uma especialização após o termino da graduação devido a grade curricular do curso de odontologia ser extensa e necessária, ficando esta área com pouco tempo disponível.
“A Ortodontia é a mais antiga das especialidades da Odontologia, tendo sido a primeira a se organizar de fato e de direito. Essa informação foi registrada em relatos de historiadores da Odontologia, sendo que, atualmente, informações sobre nossa profissão são procuradas em todas as partes do mundo. Cada