Trabalho no sisal
PLATAFORMA PAULO FREIRE – PARFOR
CAMPUS XIV – CONCEIÇÃO DO COITÉ
TRABALHO NO SISAL
VALENTE – BA
JANEIRO / 2013.
Geane Ramos de Andrade
TRABALHO NO SISAL
Trabalho apresentado a Universidade do Estado da Bahia – CAMPUS XIV, PARFOR – Pedagogia como Avaliação Parcial da Disciplina de Ensino da História II, solicitado pela Professora Maria Alba Guedes.
VALENTE – BA
JANEIRO / 2013.
Tema: Trabalho no Sisal
Recorte: Processo do trabalho do sisal.
Sujeito histórico: Os trabalhadores do sisal.
Justificativa:
O sisal foi difundido inicialmente no Estado da Paraíba e somente no final da década de 1930 na Bahia. Sabemos a importância que tem o “ouro verde” na região sisaleira, pois vem proporcionando aos moradores do município de Valente emprego e renda, facilitando o modo de vida das pessoas, particularmente pelo fato de sediar uma grande cooperativa de beneficiamento do sisal. A APAEB que é um grande exemplo com união, responsabilidade e compromisso dos pequenos agricultores que superam grandes obstáculos.
Introdução:
Vale lembrar que do sisal utiliza-se principalmente a fibra para fabricação de artesanatos. Que é a produção de tapetes, carpetes, pãozeiras, porta joias, bolsas, lembrancinhas, cordas, cortina em macramê etc.
São utilizados para decoração de casas, estofados de veículos e etc.
Conteúdos:
- Economia;
- Profissões;
- Meio ambiente;
- Tipos de climas;
Desenvolvimento:
Como era.
Essa pesquisa teve como embasamento também o depoimento do Sr.º Raimundo residente na fazenda Vargem Grande Município de Valente-BA que a muitos anos,