Trabalho
No âmbito da metodologia de pesquisa fez-se opção pela pesquisa com abordagem qualitativa, uma vez que esta tem a função de aprofundamento num determinado tema, através de descrições, comparações, coleta de dados, dentre outros. Para Godoy: Os estudos denominados qualitativos têm como preocupação fundamental o estudo e a análise do mundo empírico em seu ambiente natural. Nessa abordagem valoriza-se o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situa- ção que está sendo estudada. (GODOY, 1995, p. 62)
Essa pesquisa visa o aprofundamento do caso da cadeia produtiva do sisal, sendo assim o mais adequado para este trabalho.
Depois de classificar a pesquisa como uma abordagem qualitativa, foi atribuída como sendo tipo descritiva-explicativa. A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987). Já a pesquisa explicativa preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (GIL, 2007).
No presente trabalho, são explorados as características da cadeia produtiva do sisal, e tendo objetivo de explicar o porquê dos problemas da mesma, sendo a pesquisa descritiva a base para as explicações. Segundo Gil (2007, p. 43), “uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado”.
Quanto a metodologia, opta-se, nesse processo de pesquisa, por uma fundamentação dialética, onde haverá interpretação dinâmica do fenômeno apresentado, assumindo o papel de buscar soluções críticas e colaborativa do problema para reflexão acerca da realidade.
Quanto aos meios, a pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e de campo, a pesquisa bibliográfica é uma das fontes tradicionais para pesquisas. Conforme Gil (2002, p