Trabalho Nivelamentos Topografia
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA PARA ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
PROFESSORES: JÜRGEN PHILIPS E JUCILEI CORDINI
Trabalhos propostos em aula de Nivelamento Geométrico e Nivelamento Trigonométrico
DESCRIÇÃO DO MÉTODO UTILIZADO: NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO
O método utilizado para obter as altitudes de determinados pontos através de triângulos retângulos. Para que se utilize este método, precisamos saber valores como a distância do instrumento até o ponto – tanto na vertical quanto na horizontal – e uma cota conhecida. O nivelamento requer, também, as reduções dos ângulos zenitais e do cálculo da altura do instrumento e do objeto escolhido.
(*Anexo: Desenho)
O Morro da Cruz
Conseguimos, através da leitura de ré (lr) e da cota conhecida (Ha), medida mirando em um ponto conhecido. Obteremos a altura do instrumento (Hi) com esta equação:
Hi = Ha + lr
Miramos no local escolhido (base de concreto do Morro da Cruz) e obtivemos a distância zenital (z). O segundo cálculo a ser realizado é a altitude do local (Hb) somada à altura da base de concreto será igual à variação de altura entre a base e o aparelho (ΔH) somada a altura do aparelho Hi, tendo a seguinte equação:
Hb + t = ΔH + Hi
Tal método é recomendado para levantar áreas extensas e com grandes desníveis.
Devemos conhecer as dimensões dos triângulos retângulos e a inclinação zenital, sendo muito utilizado quando existe uma grande distância horizontal e grade diferença de nível.
O cálculo do erro do aparelho é obtido através das Visada, que são a Visada Direta (VD) e a Visada Inversa (VI), tendo a seguinte equação:
Erro = (| 360º - (VD + VI) |) / 2
CÁLCULOS ERRO:
E = [360º - (VD + VI)]/2 z = VD+ E (z corrigido)
VD = 237º 08' 39" E = -0º 14' 24"
VI = 123º 20' 10" zcorrigido = 98º 32' 00" + (0º 14' 24") = 98º 17' 36"
Com o auxílio do Google Maps: D = 2061 m
ALTITUDE DO