TRABALHO NEURO
Durante o desenvolvimento do encéfalo no embrião, durante a 5ª semana conseguimos observar vesículas secundárias das quais a que origina o diencéfalo é o prosencéfalo e, a partir disto, observamos no diencéfalo os respectivos pontos anatômicos: Tálamo, Hipotálamo, Epitálamo e Subtálamo.
LOCALIZAÇÃO E FUNÇÕES
Se encontra abaixo do tálamo (daí vem o "hipo" de abaixo e "tálamo") e acima da hipófise na parte central do cérebro, protegido pela calota craniana. É considerado uma das mais importantes estruturas do sistema nervoso central, sendo uma de suas funções principais o controle da homeostase corporal. Outras funções que podem ser citadas são: Controla e regula os processos de sede e fome; Age no controle de vários hormônios pela hipófise; Regula os estados de consciência e ritmos circadianos, etc.
ESTRUTURA, DIVISÃO E ALGUNS NÚCLEOS
O Hipotálamo é dividido em anterior (supra-óptico), médio (tuberal) e posterior (mamilar) e é nestas divisões que encontramos os núcleos hipotalâmicos dos quais podemos citar os seguintes exemplos e funções:
Núcleo ventromedial: Trabalha no centro da saciedade, induzindo a sensação no indivíduo.
Núcleo supra-óptico: Está envolvido no controle central do sistema cardiovascular juntamente com o núcleo paraventricular.
Núcleo do Trato Solitário: Aonde começa o nervo vago. O nervo vago libera acetilcolina, modulando as funções cardíaca, entéricas, etc.
EXEMPLOS DE CONEXÕES HIPOTALÂMICAS
O Hipotálamo faz parte de um circuito chamado Circuito de Papez, que consiste num conjunto de estruturas corticais e subcorticais responsáveis pela interpretação e expressão das emoções. O Hipotálamo recebe as informações do sistema límbico e conecta-se com o tálamo e a área septal (constitui um dos centros do prazer do cérebro) e, então, recebe da amígdala o "botão disparador" das emoções. Com isso, o Hipotálamo é possibilitado a organizar as expressões