Trabalho de Neuro 01
Visão
História
Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os Ex-Combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Para tanto, os médicos adotaram o esporte como parte da reabilitação médica. Essa não era uma prática muito comum naquela época. Embora já acontecessem algumas promoções esportivas para portadores de deficiência, os Jogos de 1948 foram considerados um marco na história do esporte paraolímpico e ficaram mundialmente conhecidos como os Jogos de Stoke Mandeville, que reuniram 16 atletas, todos veteranos de guerra.
Esportes/visão
Futebol de 5
O Futebol de 5 é disputado em uma quadra com as mesmas medidas que a de futsal, e o piso pode ser emborrachado, de cimento ou de madeira – porém, a grama sintética tem sido a preferência desde a primeira disputa do esporte nos Jogos Paralímpicos. As regras gerais são baseadas no futsal.
Entretanto, existem diferenças como a ausência da saída lateral da bola – duas bandas laterais de
1,20 metro impedem que ela deixe a quadra. Cada equipe é composta de quatro atletas de linha, que utilizam vendas nos olhos para evitar que aqueles que apresentam percepção luminosa levem vantagem - já o goleiro enxerga normalmente. Os jogos são disputados em dois tempos de 25 minutos, com um intervalo de dez. A bola oficial possui guizos em seu interior, e o seu som orienta os jogadores.
Eles recebem instruções de três chamadores, que ficam nos terços de orientação: no defensivo, a responsabilidade é do goleiro. No médio, do técnico, que fica no banco de reservas, e no ofensivo de outro integrante da comissão técnica, que fica atrás do gol adversário. Apesar deste recurso, falar muito pode