Trabalho Neuro
Neuropsicologia: Segundo Luria, a Neuropsicologia é a área específica da psicologia que tem como objetivo peculiar à investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais, tendo como propósito generalizar ideias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento da mente humana e discutir os sistemas do cérebro que participam na construção de percepção e ação (fala e inteligência; movimento e atividades conscientes dirigidas a metas).
Formas complexas de atividade mental: Luria afirmava que essas unidades funcionais básicas são necessárias para qualquer tipo de atividade mental, sendo: uma unidade para regular o tono e a vigília; uma unidade para obter, processar e armazenar as informações que chegam do exterior; e uma unidade para programar, regular e verificar a atividade mental.
Funções de localização: As áreas primárias (de projeção) recebem impulsos da periferia, e o enviam para ela; As secundárias (projeção/associação) são aonde chegam e são processas as informações. E as terciárias (zona de superposição) que são responsáveis pelas formas mais complexas de atividade mental. As funções mentais organizam-se em sistemas de zonas que trabalham em concerto, cada qual exercendo seu papel específico dentro do sistema.
Analise Sindrômica: Refere-se à comparação de todos os sintomas que surgem com lesões de um foco extremamente localizado e uma análise exaustiva da natureza de um distúrbio desse sistema por lesões cerebrais em diferentes locais.