Trabalho Morfologia
Nas palavras que tem o sufixo “or” se nota que a pronuncia é mais forte principalmente no final da palavra, mudando a sua forma de falar ou seja a pronuncia muda dando mais força para o final do “or” das palavras.
Se nota que as palavras usadas no vídeo tem um significado verbal, onde se usa a denotação e motivação textual, que corresponde ao uso de substantivos na frase, as palavras são mostradas no tempo, o que está sendo dita.
A mudança de classes e a formação de palavras de uma outra classe se dá a partir das mudanças de classes de palavras que se efetua fundamentalmente através de processos morfológicos de derivação.
O processo de derivação consiste na adição de um afixo (sufixo ou prefixo) que no caso foi o sufixo “or”, a uma base ou radical para a formação de cada palavra, a sua estrutura da forma derivada, é a estrutura geral da adição de um afixo a uma base ou radical.
Na sufixação temos a estrutura [[base] sufixo] x, em que o sufixo determina a categoria lexical x da palavra resultante na prefixação a estrutura é[prefixo[[base] x, e o prefixo especifica uma alteração semântica na palavra resultante, ficando inalterada a classe x da base e na derivação parassintética.
Para a formação da unidade de designação de seres, usamos o material semântico já contido nos verbos e o sufixo formador de nomes de agente. Tanto as propriedades do verbo base quanto as propriedades do sufixo formador já estão previamente no léxico, assim essas formações são fáceis de produzir e guardar na memoria.
Nesse caso, se trata de motivação semântica ou gramatical, já que ambos os aspectos estão